“Singing in the rain” pode ser divertido para Frank Sinatra mas e a conduzir? Pode ser pouco ou nada divertido! Pelo contrário, conduzir com lençóis de água, chuva ou até trovoada pode causar ansiedade e stress. Estar por trás de um limpa pára brisas não tem que ser uma experiencia stressante.
Aqui ficam algumas técnicas para facilitar esta tarefa:

  1. Pense. Muitas pessoas entram em piloto automático mal ligam o carro. E quando chove os condutores tendem em não ajustar este facto às condições climatéricas. Quando as condições deixam de ser as melhores, os condutores devem manter-se alerta e concentrados em tudo o que se está a passar à sua volta. Principalmente de noite em que as luzes refletem em cada gota de água no pára brisas e a visibilidade ainda é mais reduzida.
  2. Ligar as luzes. Quando se vê mal, por si e pelos outros, é importante que veja e se faça ver.
  3. Não se esqueça também de manter os vidros desembaciados.
  4. As escovas devem fazer devidamente o seu trabalho e os pneus devem estar em bom estado, lembre-se que são os seus perfis que permitem escoar a água e facilitar a aderência ao piso, fazendo com que exista uma boa distribuição das forças de travagem e direção. Reveja o bom funcionamento dos seus travões.
  5. Atenção à aquaplanagem. Isto acontece quando os pneus perdem tração com a estrada devido à grande quantidade de água. Isto faz com que o carro deslize e o condutor perca totalmente o seu controlo. E é tão fácil isso acontecer, principalmente se os seus pneus não estiverem em bom estado. Atenção que isto pode acontecer independentemente do tipo de viatura que vai a conduzir. Se começar a aquaplanar, deixe de acelerar devagar, e mantenha o volante direito até voltar a ganhar controlo. Se o carro começar a rodopiar, vire o volante devagar na mesma direcção em que ele está a virar. Mexer muito o volante para uma e outra direcção pode levar a um capotamento.
  6. Desligue o cruise control. Ironicamente em situações em que o pavimento tem neve ou chuva o cruise control pode fazer com que perca o controle da sua viatura. Pode parecer que ajuda a manter a velocidade estável mas numa situação de aquaplanagem, fará com que o carro ande ainda mais depressa.
  7. Respeite os limites de velocidade! Atrevemo-nos a aconselhá-lo a ir mais devagar. Os limites de velocidade são desenhados para condições ideais (pouco trânsito e boa visibilidade). Não é de todo o que acontece quando conduzimos em condições de chuva. Então concentre-se em chegar ao destino e dê tempo à sua viagem.
  8. Lembre-se das bermas e dos peões que vão nos passeios para não levarem um banho.
  9. Aumente as distâncias de segurança.
  10. Tomar precauções extra com tempo e cuidado. Isto faz com que se torne menos stressante conduzir à chuva e torna a sua viagem mais segura para toda a gente.

Adaptação de “5 tips to remember for driving safely in the rain” de statefarm