Gavicar por Messenger

Prepare-se para o Inverno

Image01
Image01
Image01
Image01
Embora Portugal não seja um país com temperaturas extremas, em muitas regiões o Inverno ainda é rigoroso. Normalmente, num dia limpo não enfrentamos problemas na nossa condução, mas as alterações das condições climatéricas da época podem tornar-se desafiadoras e exigem cuidados extras aos condutores. Com chuva, vento, neve e gelo a condução torna-se mais difícil.
 

Chuva

A chuva é um dos maiores inimigos dos condutores, pois ela prejudica a visibilidade e reduz muito a aderência dos pneus. O perigo começa logo nas primeiras gotas. Essas misturam-se com as impurezas e a gordura no asfalto criando uma camada escorregadia.

Os lençois de água são um dos fenómenos que mais causa acidentes, pois o condutor perde o controlo do veículo, devido à pressão inadequada dos pneus e/ou desgaste no piso reduzindo o atrito. A água na pista pode também camuflar buracos e até arrastar o veículo.

Vento 

O vento é muito imprevisível. Quando a sua intensidade é maior pode interferir com a condução principalmente em locais mais isolados, pontes e túneis ou mesmo quando ultrapassamos veículos volumosos.

Devemos conduzir com prudência, especialmente em estradas que não estamos tão familiarizados. Devemos sempre manter a calma quando sentimos o soprar mais violento, e, com firmeza, nos opomos ao seu efeito.

Neve

Quando há neve ou gelo na pista, as manobras devem fluir suavemente e circular lentamente. Nem se deve travar ou acelerar bruscamente. Em situações mais extremas, nem um veículo com tração às 4 rodas consegue andar, e é necessário o uso de correntes. Lembre-se que é necessária uma distância maior para imobilizar o veículo.

Evite, se possível, estradas com muitos declives. Em subidas evite parar ou acelerar, pois, os pneus podem derrapar e perder a aderência. Tente dar embalo antes da subida e nela apenas manter a velocidade. Sempre que puder, evite recorrer à travagem. A inércia que necessita para voltar a andar com um carro imobilizado é muito maior. Num semáforo, por exemplo, tente desacelerar o carro ainda longe em vez de travar completamente.

Caso o veículo fique preso, não acelere a fundo. Deve, com uma pá, retirar a neve em volta dos pneus. Deve colocar algo em frente aos pneus, que os ajude a ter aderência (podendo até ser os próprios tapetes do carro). Com o carro engatado na primeira, tente avançar. Antes de fazer viagens longas prepare-se. Veja se está em bom estado. Informe-se sobre o estado da estrada, e as informações meteorológicas. Informe os seus amigos sobre o seu destino e a hora estimada para a sua chegada.

A Gavicar possui uma vasta gama de veículos de alta qualidade para maior segurança nas suas deslocações seja na rotina do dia-a-dia ou em viagens recreativas com a sua família.

 

26-10-2018
  • FAZER DOWLOAD DA APP GAVICAR